Saúde

Heat doa órgãos para paciente de Minas Gerais

Doador, morador de São Gonçalo, foi vítima de AVC

Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) nesta quinta-feira (24).
Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) nesta quinta-feira (24). |  Foto: Divulgação
 

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) avançou fronteiras nesta quinta-feira (24). Com apoio de um helicóptero, o Programa Estadual de Transplantes (PET) de Belo Horizonte (MG) fez captação de órgãos no Centro de Trauma da unidade.  

Rins, fígado e córneas foram captados após a família de um paciente de 56 anos, morador de São Gonçalo, autorizar a doação. O paciente entrou na unidade, vítima de um AVC, no último dia 21. Avisados da autorização, a equipe do PET da capital mineira entrou em ação.

Por volta das 11h, uma aeronave do Governo do Estado do Rio desceu no heliponto do Alberto Torres trazendo a equipe de captação. Integrados ao CIHDOTT do Heat, eles fizeram todo o processo no centro cirúrgico do Centro de Trauma.

O Hospital Estadual Alberto Torres conseguiu beneficiar cerca de 200 pacientes que aguardavam na fila do transplante no ano passado com a captação de 51 órgãos, tecidos  e ossos.

< Tentativa de furto termina com prisão em Niterói Maricá recebe evento com atividades gratuitas. Veja como participar <